Avaliação Angiológica

Foto: Avaliação Angiológica - Circulação do sangue, Doenças Vasculares

O angiologista, que estuda a circulação do sangue, trabalha em todos os segmentos do corpo humano.

Grande parte dos pacientes que procura o angiologista quer se livrar de incômodas e antiestéticas varizes – e 80% deles corresponde a mulheres. Assim, as doenças venosas são as mais conhecidas – até porque entre elas estão incluídas as varizes – e as arteriais, as que representam maior perigo.

Um exemplo deste segundo grupo é o aneurisma da aorta. Atingindo geralmente pessoas com mais de 50 anos, ele não apresenta sintoma algum, mas se não for diagnosticado a tempo pode causar o rompimento da aorta, a mais importante artéria do corpo, e levar à morte.

A estenose de carótida – o entupimento da artéria que transporta o sangue para o cérebro e que pode levar ao derrame – é outro dos sérios assuntos tratado pelo angiologista.

Mas quando procurar esse especialista?
Para que se tenha uma vida sem maiores sustos, é aconselhável que indivíduos após os 50 anos, fumantes, diabéticos e pessoas com pressão ou colesterol altos recorram a esse médico pelo menos uma vez ao ano.
Além disso, sempre que surgirem sintomas característicos de doenças vasculares, como por exemplo, dor ou edema em membros inferiores, deve-se procurar o Angiologista.

Com a orientação adequada, todos os problemas podem ser prevenidos.

 

Dra: Juliana Biagioni
E-mail: contatomed@evoluirbh.com.br
Telefone: 31 3082 6474